Segunda-Feira, 03 de de 2013
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) abre o mês de junho, tradicional mês dos festejos juninos, com a instalação do Juizado do Forró em Caruaru. A unidade começa a funcionar neste sábado (1º), no Espaço Tancredo Neves, no Pátio do Forró, a partir das 22h até as 5h.
Esta é a 5ª edição do Juizado, criado com o objetivo de aproximar a Justiça do cidadão, acelerando a solução de casos de natureza cível e criminal de menor potencial ofensivo que, porventura, aconteçam durante as festividades na cidade. A unidade funcionará nas noites de maior concentração de público. No total, serão sete plantões, que acontecerão nos dias 1º, 8, 14, 15, 22, 23 e 29 de junho.
A atuação será coordenada pelo juiz Marupiraja Ramos Ribas, que ficará responsável pelos plantões. A estrutura contará, ainda, com representantes da Defensoria Pública, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PE), do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), além de alunos do curso de direito da Associação Caruaruense de Ensino Superior (Asces), que colaborarão como voluntários. As polícias Civil e Militar também são parceiras da iniciativa.
No ano passado, 52 ocorrências foram registradas durante o período de funcionamento do Juizado. Desse total, 52 foram de natureza criminal e quatro cíveis e 23 resultaram em processos iniciados. Os dias mais movimentados foram os sábados e as vésperas de São João e São Pedro.
Fonte: Tribunal de Justiça de Pernambuco